Muitas pessoas queixam-se que quanto maior a posição hierárquica que ocupam, maior a solidão no trabalho, pois ficam mais distante de saber as fofoquinhas corriqueiras: Quem ficou com quem, quem chilicou por motivos bestas, quem é mal falado, etc. E o que dizer da possibilidade de fazer um comentário maldoso!
Quando você tem uma sala somente para você, passa a ter duas grandes vantagens:
1. Pode falar no telefone com mais privacidade, o que é ótimo, pois assim, evita que todos os seus colegas, incluindo os que você não gosta, fiquem sabendo se a Francisca queimou sua blusa preferida, se o leite de cabra da sua fazenda azedou na geladeira, se o seu exame oftalmológico acusou que você estava cegueta há anos, etc.
2. Pode ter mais privacidade e concentração para os trabalhos que exigem muita reflexão, como por exemplo, escrever um post ou comentários para o blog.
No entanto, ter sua própria sala, é também um semi ostracismo. Você fica naturalmente excluído de algumas situações, como os bolões da mega sena, você ouve os outros rindo lá fora, e não consegue escutar direito qual foi a piada. Mas o ostracismo é parcial, pois quando trata-se de passar a chatice da lista de casamento, alguém sempre lembra de ir na sua sala!
Um dia, uma grande amiga definiu os funcionários que trabalham em pequenas salas como cubocriaturas. Quando comentei com a minha amiga, crítica mordaz das cubocriaturas que agora eu teria uma sala só minha, o primeiro comentário dela foi:
- que bom! você poderá soltar puns durante o trabalho!
Ledo engano! E o medo de soltar um inocente punzinho na sua sala, e bem nesta hora alguém entrar! Não dá para culpar ninguém mais, a não ser se for cara de pau o suficiente, para olhar com aquela cara de quem cheirou e não gostou até fazer o outro ficar na dúvida se será que não foi ele que deixou escapar umzinho involuntário e nem percebeu!
4 comentários:
Afortunados os que, como eu, têm a sorte de ter dois em um. Local de trabalho e família, tudo junto, rodeado pelas mesmas paredes. Se colocarem grades, vira hospício.
Como meu trabalho é um maravilhoso reino, a intimidade rola solta. Tão solta, a ponto de dividirmos, as meninas, o mesmo banheiro, e comentarmos sobre os arroldos, adolphos, huguinhos, zezinhos e luizinhos umas das outras.
Uma vez estava estufadíssima, se riscasse um fósforo na minha sala, ela explodia. Não contente com a bizarrice da situação em que me encontrava, resolvi compartilhar a informação (sharing and scaring). Afinal, o bizarro só é realmente bizarro quando ganha publicidade.
Bati na porta da sala ao lado, onde minha amiga estava trabalhando, concentradíssima. Entrei, fiquei um tempinho parada, esperando ganhar a atenção dela. Aí, preguiçosamente, me estiquei e disse:
- Estou com gazes. Não aguento mais ficar na minha sala.
Ela, chocada e incrédula, indagou:
- Mas porquê diabos você tinha que me contar isso?
- Não tinha. Por que você realmente acha que eu vim pra TUA sala?
Nós que trabalhamos em salas alugadas, em grandes avenidas, mas também com coisas próprias, conversando com uma ou poucas pessoas por hora, temos que admitir: há momentos na vida, como numa sala deserta, em que a melhor companhia é mesmo a "flatulentosa"...O mundo fica até mais colorido depois, se bem que mais malcheiroso também. É por isso que inventaram os incensos e os desodorizantes de ambiente: uma sala cheirosa sempre tem um passado!
beijos procê
Aqui vai mais algumas vantagens e desvantagens de ter "a tão sonhada sala de chefe".
- ter que ceder a sua mesa de reunião para seu chefe global quando ele vem para o Brasil e não tem um lugar para trabalhar (urgh!!!)
- ter que pedir para as pessoas entrarem na sua sala e sentar na cadeira para falar direito com você, pois muitos ficam parados na porta conversando sem parar
- ouvir todas as teleconferências do vizinho que coloca a p. do telefone no viva voz
- Ah! poder pedir um chazinho para a copeira, que delícia... super coisa de chefe... de vez em quando vem até com bolachinhas...
- ouvir tudo o que se passa e se fala ao seu redor sem ser notado (re, re, re...)
- e por fim, poder colocar os pés em cima da mesa e falar com suas amigas depois do horário,quando todos já foram embora
Pois é... a Francisca é minha... sina... mas incrivelmente no momento em que eu virei chefe, ela parou de me ligar... agora que eu tenho um cafofo para chamar de meu, agora que posso aromatizar o ambiente como quero, agora que posso colocar as pernocas em cima da mesa... a bicha para de me ligar... e quando liga é para me dar bronca de porque eu não comi a saladinha que ela deixou preparada com tanto amor para mim.
Ai... socoooooorro!
E quando é seu aniversário? Meniiiiiina... no quesito chefe, vc vira a pessoa mais popular da história, com direito a presentinhos fofos de muitas pessoas, mas com abraços de muuuuitas outras que erraram tremendamente no perfume...
Mas nem tudo é tristeza...talvez uma outra vantagem de ser chefe e ter a tão sonhada sala própria é poder fazer quase nada o dia inteiro e fazer 500 follow ups nos funcionários enquanto vc faz sua lista de supermercado... hehehe
Bisou da Dama de Copas... agora balzaca
Postar um comentário